quarta-feira, 15 de junho de 2011

Investimentos em Energia Eólica

    Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), até 2013, serão investidos nos país cerca de R$ 25 bilhões em 141 projetos espalhados por diferentes Estados.
O volume de energia que será gerado pela força dos ventos será de 5.272 MW, valor superior aos 4.500 MW previstos para a Usina Belo Monte, no Xingú. Em 2005, o Brasil produzia apenas 29 MW de energia eólica, mas com o investimento, em menos de dois anos, poderá chegar ao valor estimado, segundo reportagem do jornal 'O Globo'. 
  Com o investimento, o País quer sair na frente na corrida pela geração de energia sustentável, hoje liderada pela China e seguida pelos EUA. Além de produzir energia, o Brasil quer também se transformar em uma plataforma de exportação de equipamentos para a construção de usinas eólicas.
  A energia eólica poderá reduzir a operação da usinas térmicas a gás natural, além de ser uma energia limpa, que não necessita de petróleo. Segundo o presidente da Abeeólica, Ricardo Simões, hoje, este tipo de energia corresponde a 0,7% do total de eletricidade do país, porém em 2013, poderá chegar a 4,3%.

Obras da Usina Eólica Porto do Delta iniciarão em 2011

   A empresa Tractebel Energia S.A emitiu a ordem de início das obras do Parque Eólico Porto do Delta, em Parnaíba. O Governo do Estado atuou de forma imprescindível para a instalação da usina no Piauí que terá capacidade instalada de 30 MW. A Tractebel prevê a construção de cinco usinas eólicas no Nordeste, uma no Piauí e quatro no Ceará - totalizando 145,6 MW de capacidade instalada e investimento de R$ 630 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário