domingo, 17 de abril de 2011

Brasil chega a 1 GW de potência eólica instalada

Com a entrada em operação da Usina da EDP em Tramandaí, no Rio Grande do Sul, com 70 MW e com 31 aerogeradores Wobben/Enercon, o Brasil atinge a marca de 1.000MW ou seja, 1GW de potência eólica instalada.
A usina de Tramandaí veio somar–se as 18 usinas já construídas pela Wobben/Enercon, totalizando 416 MW, ou seja, mais de 40% da potência de todas usinas eólicas no Brasil.
 
A Wobben  é  a primeira empresa brasileira fabricante de aerogeradores de grande porte, de 800 a 3.000 kW. Realiza o projeto, construção, montagem, operação e manutenção de usinas eólicas.
 
Possui equipes de técnicos brasileiros especialistas em operação, manutenção e assistência técnica em todas as usinas, e conta com 1.400 colaboradores diretos e 4.000 indiretos entre as 3 Fábricas (Sorocaba - SP, Pecém - CE e Parazinho - RN).
 
A Wobben desenvolveu também 1.700 Fornecedores nacionais, atingindo índice de nacionalização acima de 60%, e possue os certificados de Qualidade do Germanischer Lloyd: ISO 9001/2008, ISO 14001/2004  e OSHAS 18001/2007.

Usina Eólica - Introdução

Energia Eólica é a energia que provém do vento . O termo eólico vem do latim aeolicus, relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega. 
As Usinas Eólicas aproveitam a força da velocidade dos ventos para gerar eletricidade, são grandes hélices instaladas em locais altos, onde de preferência ocorra a presença de ventos a todo tempo. Em termos físicos: a energia eólica é a energia cinética contida nos ventos. Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de aerogeradores, para a geração de eletricidade, ou cataventos , para trabalhos mecânicos como bombeamento d’água.